Foto: Vinicius Becker (Diário)
Depois de meses de sofrimento, os motoristas que fazem o trajeto diário entre Santa Maria e Itaara, pela BR-158, voltarão a ter pista livre para as viagens entre as duas cidades a partir desta segunda -feira (3). Neste final de semana, acabou o sistema de Pare e Siga que era necessário para realizar as obras de contenção das encostas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A suspensão dos bloqueios temporários ocorrerá até 6 de janeiro de 2026, ou até a liberação da Estrada do Perau, que está bloqueada desde maio de 2024, mas deve passar por obras em breve. Ou seja, se a construtora contratada pela prefeitura conseguir limpar e liberar o tráfego no Perau ainda este ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retomará o Pare e Siga na BR-158 antes de 6 de janeiro.
Após muitas queixas dos motoristas, moradores e autoridades, a medida foi anunciada na semana passada pelo órgão federal e busca reduzir o impacto no tráfego durante o período de fim de ano, em função das obras emergenciais de contenção dos morros às margens da rodovia.
Apesar da suspensão do Pare e Siga na pista principal, o Dnit esclarece que os serviços de contenção continuarão normalmente nos trechos onde existe uma terceira faixa – nesses locais, a pista extra permanecerá totalmente interditada para a execução dos trabalhos, ficando uma faixa liberada para a descida e uma para subida da serra.
O órgão alerta ainda que intervenções pontuais, com sinalização e bloqueios parciais, “poderão ocorrer sempre que houver movimentação de equipamentos ou risco à segurança dos usuários”. Nesses casos, as construtoras foram orientadas a realizar as operações de Pare e Siga preferencialmente nos fins de semana, para reduzir os impactos à comunidade local.
Em um documento assinado pelo chefe de serviço do Dnit em Santa Maria, João Carlos Tonetto, o órgão reforçou que as ações priorizam a segurança viária e que a continuidade das obras é essencial para prevenir novos deslizamentos. As obras de remoção de pedras e vegetação em 25 pontos dos morros, com a construção de estruturas de contenção, devem continuar até o final do 1º semestre de 2026 na BR-158, em Santa Maria e Itaara, e na BR-287, em São Pedro do Sul, Jaguari e Santiago.
O investimento total é de R$ 226 milhões para garantir mais segurança e reduzir o risco de deslizamentos, como os que ocorreram nas enchentes do final de 2023 e de maio de 2024, provocando o bloqueio total da BR-158, principal rodovia de escoamento da safra de grãos para o porto de Rio Grande. São mais de 330 funcionários atuando nessas obras de contenção, inclusive com algumas equipes trabalhando durante a madrugada.